Diálogos Possíveis

Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 301 | Pinheiros | Metrô Fradique Coutinho | São Paulo

O projeto

O projeto Diálogos Possíveis nasceu com a proposta de possibilitar um campo de diálogo entre escola e família, tendo foco a saúde emocional da criança, a valorização do “Brincar”, não apenas como um ato mecânico de interagir com um brinquedo, mas sim como um ato de saúde mental.

Por que falar sobre o “BRINCAR”? 

O brincar trabalha desde o divertimento até as frustrações, quando brinca, a criança consegue elaborar seus conteúdos internos e lidar com eles.

É brincando que se tem as primeiras formas de aprendizagem e também do desenvolvimento da cognição, da motricidade, da socialização, da linguagem, da afetividade e de outros fatores que irão estimular e preparar a criança para a apreensão do mundo

Elton de Sousa Moura

Psicólogo formado pela Universidade Nove de Julho, com ênfase na área da saúde, e especialização em Psicopatologia, pela Faculdade São Camilo. Conta com mais de 3 mil horas de atuação clínica hospitalar através do Programa de Aprimoramento Profissional no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

O que é "BRINCAR" como saúde mental?

É brincando que se tem as primeiras formas de aprendizagem e também do desenvolvimento da cognição, da motricidade, da socialização, da linguagem, da afetividade e de outros fatores que irão estimular e preparar a criança para a apreensão do mundo.

ORIENTAÇÃO DE PAIS

A orientação de pais e cuidadores existe com o objetivo de auxiliar pais, mães e cuidadores, com ou sem experiência, que acreditem que cuidar da saúde emocional de suas crianças desde cedo as ajudará a crescerem mais fortalecidas e prontas para enfrentarem as demandas do mundo

Como? Por meio de troca de informações, conversas, acredito que disponibilizar estas ações pode ajudar a criar uma rede de conhecimento onde a criança será uma das mais beneficiadas. Digo isso pois os pais que se preocupam com a saúde emocional dos filhos, também acabam refletindo em relação a sua própria.

Objetivos do projeto

Proporcionar um espaço livre de julgamento cujo foco seja a troca de informação.

Disponibilizar de forma horizontal o conhecimento e as estratégias que os pais já praticam e que serve de base para a construção de novas formas de atuação, e

Oferta de uma escuta empática para discutir momentos complexos na vida destes pais/cuidadores em relação à responsabilidade de ter um filho.

Veja alguns temas trabalhados

Indicação de prêmios

PRÊMIO MILTON SANTOS

Esse prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer e valorizar projetos de desenvolvimento social, incluindo a ampliação de direitos territoriais e culturais.

O nome da premiação é uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo a um dos mais importantes geógrafos brasileiros.

O PROJETO DIÁLOGOS POSSÍVEIS TEVE A HONRA DE TER SIDO ACEITO PARA CONCORRER A ESSE PRÊMIO TÃO ESPECIAL

Leve o projeto para sua escola!

Envie uma mensagem seja pelo formulário a baixo ou via Whatsaapp. Vamos lutar pela saúde emocional de nossas crianças juntos?

(11) 98492-8631

Vamos nos conectar! Acompanhe minhas postagens no blog e no Facebook

Vida mágica?

O que acontece quando mantemos relações mágicas com as coisas? Neste post vamos entender os impactos desta prática e seus efeitos.

Read More »
Cerebro

Inteligência emocional serve para?

“Inteligência emocional” é um conceito muito importante presentado pelos psicólogos da Universidade de Yale “Peter Salovey” e “John Mayer”, ainda nos anos 90, que abriu caminhos incríveis para o ser humano.  Tá, mas e daí? E daí que o termo inteligência emocional diz respeito a nossa capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o humor de si mesmo

Read More »